Bem vindo ao nosso blog da Pastoral da Juventude - Iconha-ES. Esta será mais uma ferramenta para nossa comunicação se tornar mais interativa.


Nosso blog estará sempre trabalhando divulgando projetos, acontecimentos e eventos em que a juventude esteja envolvida. Será espaço de partilha e crescimento, buscando sempre formar uma consciência crítica, baseando-se nos ensinamentos de Jesus Cristo, para que cada vez mais sejamos firmes na fé e nos tornando agentes transformadores no mundo.



quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Falecimento Pe.Luis Lamamié de Clairac Alonso



Esta é nossa singela homenagem a este homem que vai e deixa saudades. Padre Luiz Maria:
OBRIGADO POR TUDO!!!


Abaixo segue carta emitida pelo Diácono Alvaro Negromonte, SJ.

Padre Luis Lamamié de Clairac Alonso

Nasceu em 10 de junho de 1923, na cidade de Salamanca, Espanha, Luis Lamamié foi o oitavo de onze irmãos. Ele fora aluno dos jesuítas no Colégio San Estanislao de Kostka del Palo (Málaga). Antecedido por dois outros dos seus irmãos jesuítas, ele ingressou na Companhia de Jesus aos dezoito anos, ou seja, em 1941.

Luis muito desejou ser missionário em terras distantes, sobretudo na China, porém, em 1957, após quase três anos da sua ordenação presbiteral, foi enviado ao Brasil. Colocou toda a sua força e esperança no apostolado paroquial.

Em 1958 atuou em Anchieta, ES, como vigário paroquial, e assumiu em 1962 a missão de vigário forâneo da Arquidiocese de Vitória. Permaneceu em Anchieta até 1972, quando fora enviado para São Luiz, Maranhão, como vigário Ecônomo da Paróquia Nossa Senhora dos remédios, onde residiu até 1980. Ele também trabalhou nas paróquias de São Roque, Vila Lenira, Cariacica (ES), Marabá (PA), retornando ao ES em 1992, trabalhando em Iconha, Cachoeiro, e em 2002 retorna para Anchieta. Viveu seus cinqüenta e cinco anos de ministério ordenado a serviço do Reino, numa presença firme mas, também capaz de aliviar o sofrimento de muitas pessoas.

No dia 07 de fevereiro de 2010 o padre Luis despertou com dificuldades no sistema urinário. Tendo em vista que já tivera feito tratamento de câncer de próstata em 1988, ele tomou as possíveis precauções e segui para celebrar uma bodas de prata em Colatina, ES. Chegou a Colatina com maiores dificuldades, tendo que ser hospitalizado imediatamente. Retornou a Anchieta em 09 de fevereiro necessitando ser re-internado até o dia 12, seguindo depois para o Hospital Evangélico, em Vila Velha, devido à urgência de uma Tomografia. Com o resultado da Tomografia que diagnosticou uma estrutura tumoral na bexiga, complicações renais e cardíacas e um quadro de infecção pulmonar, a equipe médica se viu obrigada a encaminhá-lo a UTI. Na tarde do dia 16 de fevereiro ele fez sua páscoa definitiva.

Tudo ocorrera num clima de esperança e confiança, sempre rodeado de amigos e companheiros jesuítas. Foi sepultado no cemitério de Anchieta após uma linda celebração no Santuário Nossa Senhora da Assunção, presidida pelo Arcebispo de Vitória, D. Luiz Vilela, e co-presidida por D. Mário Márquez, bispo auxiliar de Vitória, D. Célio Goulart, bispo de Cachoeiro, e dez presbíteros, religiosos e diocesanos. Estiveram celebrando conosco pessoas de vários lugares do Brasil, todas marcadas pela alegria, amizade fotográfica do padre Luis Lamamié, que lotaram o Santuário. Que o Senhor, Pastor Supremo, o receba em seu Reino, assim como o chamou e acolheu em sua Companhia.

(Diácono Álvaro Negromonte, SJ)

2 comentários:

  1. Olá,amigos,fiquei emocionada ontem ao receber um cartão da DIANA VALVERDE,O qual me deparei com a notícia do falecimento deste grande amigo,que com o qual trabalhei em Marabá agradeço a Deus pela oportunidade de ter conhecido este santo homen.Sempre feliz e sorrindo,cantando a 'BARCA'.
    Agradeçamos a Deus que já o acolheu,que nos mande outros iguais a ele para que faça a diferença o meio da nossa Igreja.Abraços a todos. Adriana -Marabá Pará

    ResponderExcluir
  2. Hoje domingo(12/02/2012),senti uma saudade imensa do Pe. Luís e resolvi procurar se na internet havia algo sobre ele. E encontrei esse blog, em que está esta linda mensagem e o comunicado da morte dele.Na época também recebi uma carta da senhora Diana Valverde, comunicando tal ocorrrido, a quem respondi e, aqui mais uma vez agradeço.
    Pe. Luís, que conheci nas missas da igreja dos Remédios em São Luís-MA, algum tempo de convivência e depois sempre por carta mantivemos a nosssa amizade, e uns dois encontros no Rio de Janeiro. Quanta saudade desse "amigo" dos meus tempos de juventude e belo exemplo dentro da nossa igreja Católica.Que BOM ter esse espaço para eu aqui deixar o meu eterno agradecimento a essa pessoa maravilhosa. Tenho o livro dele e como é gratificante conhecê-lo ainda mais através daquelas páginas, que releio algumas vezes como forma de tê-lo por perto.
    Sempre agradecida à ele e com saudade eterna. Abraços a todos. Otília - Brasília/DF.

    ResponderExcluir